sexta-feira, 13 de agosto de 2010

O escritor


- A vida as vezes é engraçada, sabe?

"Quando eu era pequeno, sonhava em ser bombeiro. Algo repleto de ação, entende? Ao menos essa era a idéia que eu tinha na época. Apagar fogo, salvar pessoas... Parecia um futuro promissor. Ideal e até simples, quem sabe. Mas daí vieram as matérias difíceis da escola. Português, matemática, física. E eu nunca gostei muito delas. Nunca me dei bem em nenhuma. Daí acabei desistindo de tudo. Largando sonhos, amigos e escola.
"E o estranho é que nunca pensei nisso como um erro.
"Minha vida começou a vagar sem rumo, sem qualquer planejamento. Meus pais... Hm... Acho que nunca me dei muito bem com eles também. Meus pais diziam que eu estava errado, jogando minha vida fora, que iria me arrepender no futuro... Coisas que todos ouvimos, não é? E talvez eles até tivessem razão, sabe? Afinal, todo dia de nossas vidas jogamos tempo fora. Todo dia que passa significa menos tempo nas nossas vidas, certo?

"O que eu sei é que estou aqui, e nem sei bem como. Vivendo sem qualquer ambição, sem nunca me sentir importante. E eu sempre achei que ninguém iria gostar de mim, também. Acho que isso sempre me incomodou um pouco. Mas, é claro, sempre há alguém para a gente.

"Basta olhar ao redor e querer ver, não é?

"Quando conheci ela, tudo mudou. Tudo que eu achava certo passou a ser errado. Entende o que eu digo? Fiquei totalmente de cabeça pra baixo. No início, achei que não ia me acostumar. Estava morrendo de medo, nunca tinha vivido aquilo. Mas com o tempo vi que não, que se aquilo aconteceu era porque talvez existisse um motivo. Procurei um emprego fixo, coisas de pessoas normais, sabe? Na verdade, pouco importa o que eu fiz. Não vou ficar remoendo isso aqui.

"Pode deixar.

"Onde eu quero chegar é que, pra ser bem sincero, eu nunca achei que iria ser alguém... E será que sou alguém hoje? Claro que não! Eu não sou ninguém. Mais um no mundo, talvez. Mas sabe o que eu penso de tudo isso? Perfeito! Faça um teste você mesmo. Feche seus olhos e olhe para o seu passado. Pense um pouco e me diga o que você vê.

"Não sei se a gente vê a mesma coisa.

"O que eu vejo é uma história linda. Um livro escrito por mim. Incrível, não é? Logo eu que nunca pensei em escrever nada. Que nunca quis contar nada e que nunca teve nada para contar. Mas ai está. A minha história. E só fechar meus olhos e ver. Quando você fecha os olhos e lembra de algo, você não vê o livro de sua vida também? Eu vejo vários capítulos. E tem de tudo neles. Pra ser sincero, outra vez, nem parece que sou eu o autor, mas está lá. Eu vejo e sinto. Minha vida é uma historia de acertos, erros, altos e baixos.

"Mas todo mundo sabe disso.

"E minha vida é a minha história favorita, pra você não dizer que eu estou mentindo.

"E lá no fundo, eu tenho um pouco de esperança também, sabe? Acho que todos nós podemos ser alguém, na verdade. Acho que podemos importar para outras pessoas. Independentemente da vida que a gente leva, do que faz, do que prefere. E quem, talvez, seja justamente essa a graça da vida. A possibilidade escrevermos cada um sua própria obra.

"Só não me pergunte se este é o capítulo final, ok?

2 comentários:

Manu Conceição disse...

Acho que nossa vida é como uma biblioteca,onde cada livro é a nossa vida com alguém. Sua vida com sua mãe, por exemplo, é um livro com muitas páginas. Sua vida com alguém que já passou e hoje não mais faz parte, um livro fino talvez. Sua vida com alguém que você conheceu na fila do banco e dificilmente verá novamente, um livro de uma página apenas. E há livros de capas tão lindas, outros, rasgados, e há ainda os sem capa. E assim, vamos fazendo nossos livros autobiográficos e egocêntricos por todo o sempre. Sim, porque falamos daquilo que entendemos e será que o que entendemos é a verdade? Bjs

Anônimo disse...

sempre podemos ser a diferença na vida dos outros. nao importa se foi algo rapido ou uma longa historia.

por isso acredito que devemos ser nos mesmos sempre e buscar ser aquilo que desejassemos que todos fossem conosco