segunda-feira, 29 de março de 2010

Apresentação


Por vezes, criamos opiniões, identificamos gostos, cultivamos talentos. Por outras, talvez coincidentes, descobrimos o prazer em determinadas atividades, a felicidade em realizar ações específicas e a paz em fazermos - ou tentarmos - um feito particular.

Vícios, hobbies, costumes surgem com o tempo, durante a criação desse nosso eu. Aprimoram-se com colecionar dos dias, dos meses e dos anos. Apresentam-se com duração não determinada - eternos ou efêmeros -, mas, sempre, sem restrição, indo dos mais fúteis aos mais urgentes assuntos e possibilidades.

No meu caso em particular, o vício é a leitura, a literatura, os livros. A opinião é a de que devemos reservar pelo menos parte de nossos atarefados dias à atividades que de fato nos satisfaçam. O meu gosto são as palavras, o suspense, o romance, a criatividade. Meu talento - se é que há - é buscar perfeição, ser insistente.

A atividade de meu agrado, dentre outras, por fim, é escrever e, aqui, começa este blog.

Venho a algum tempo compilando idéias, escrevendo textos, esboços de livros. Num surto criativo - por vontade de me relacionar com possíveis leitores, pela necessidade de feedback ou, até mesmo, como ferramenta de pesquisa - decidi compartilhar trechos, idéias, propor discussões, pedir opiniões e, sempre, tentar melhorar o que faço.

Não sei bem como funcionará isso. Talvez seja mais um "acompanhe-me enquanto escrevo" ou, até mesmo, uma espécie de "diário de escritor". Mas espero que essa experiência seja do agrado de eventuais visitantes. Que meus textos sejam "legíveis", passíveis de interpretação e detentores de conteúdo e que ambas as partes envolvidas - eu e você - cresçamos.

Um comentário:

Inajá Martins de Almeida disse...

Marcelo / Há tempo estou ausente das visitas que costumeiramente estava habituada fazer. Gostei da sua proposta de escrever. Realmente, não há como separar leitor e autor. Os dois se mesclam. Eu já escrevi que é quando se fecha um livro que o mesmo acontece. Assim, nosso desejo em contar, em recontar, em ser o co-autor da história, em fazer a nossa própria história, faz parte do universo da leitura a que estamos habituados. Em meu blog (www.retalhosdeleituras.blogspot.com), tenho colocado um pouco de mim também nos livros que, de forma informal, tenho disponibilizado. Aliás, há um tempo atrás você me fez uma visita e um comentário, ao que lhe sou grata também. Continue e enriqueça o universo literário, porque já dizia Salomão em Eclesiastes 12:12: "não há limites para se fazer livros". Também estou preparando meu livro, o que creio ainda este ano virá a lume. Um forte abraço e até mais. / Inajá Martins de Almeida