quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Preto e branco


O lápis 2B deslizava suavemente pela folha branca estendida a sua frente, enquanto traçava linhas concêntricas e formava uma pequena espiral. Segundos depois, mudou de ideia. Riscou retas paralelas por sobre seu antigo desenho e mudou todo o sentido. Acrescentou algumas formas aqui e ali e distanciou-se do papel.

O artista por de trás daquela arte colocou uma das mãos junto ao queixo e franziu os lábios. Percebia que a intenção de sua obra - contemporânea, acreditava - se perdia proporcionalmente ao gastar do grafite. Ia ficando cada vez menos densa, cada vez mais simplória e, inevitavelmente, menos condizente com o seu verdadeiro "eu".

O contraste estava ali: nítido; as formas eram firmes e bem delineadas e os traços leves estavam bem distribuídos. Para um admirador pouco exigente, talvez, aquela seria uma bela e vistosa pintura, um lapso criativo. Para o pintor, entretanto, não era. Realmente faltava algo ali.

E num estalo - sem saber exatamente de onde, como ou porque - ele soube. E tão lógica era essa falta que tornou-se irracional pensar que ele pudesse tê-la esquecido. Era um silêncio gritante, como dizem.

Ou uma ausência em muito sentida.

O que faltava ali era cor.
E ele estava realmente cansado de pintar em preto e branco.

14 comentários:

Gordinha disse...

As vezes vejo mais vida em preto e Branco do que na cor... Será que sou tão soturna?

Bjs da Gordinha!
=D

Bruno Batiston disse...

"Era um silêncio gritante, como dizem. Ou uma ausência em muito sentida."

Ô, como eu sinto isso!

Maria Midlej disse...

O forte desse conto, talvez tenha sido a descrição. Eu pude imaginar e-xa-ta-men-te os traços, as expressões, tudo.. quase que não me liguei no enredo. Vai ver por isso eu tenha precisado ler duas vezes =x

De qualquer forma, gosto quando você vai por esse caminho de esmiuçar as cenas. Faz isso muito bem! rs

E quando as cores, brilhante colocação, adorooo Incubus e, enfim... saio daqui pensando nisso de ''preto e branco''. Acho que preciso colorir minha vida um pouco mais também.

Beijão, querido.

Maíra K. disse...

Eu adoro cores! Elas são vida a tudo! O preto e branco é triste e monótono, não gosto dele assim como não gosto do silêncio, nem da partida e nem da ausência!

Como sempre, o texto está lindo! E a imagem caiu perfeitamente.

Beijos!

Maíra K. disse...

Lindo!
A descrição foi tão intensa que parecia que eu estava lá vendo ele pintar!

Não gosto do preto e branco. Para mim, significa tristeza, soli~doa, angústia, falta de estímulo. Prefiro as cores, elas dão movimento a vida, são forte, alegres. São místicas, despertam um sentimento diferente em cada ser humano!

Beijos!!!!
:8's

Camila Fontenele disse...

É engraçado, o preto e branco eu chamo de dia nublado, acho que assim como os dias todo mundo é um pouco assim, uns mais que os outros - por isso tanto contraste.
Acho que o preto e o branco não é tão mal assim, ao meu ponto de vista eles dão algum tipo de equilibrio, mas acho que as cores também dão um um ar leve.

Bela reflexão.
(estou cá pensando sobre as minhas cores)

Victória Resende. disse...

E, às vezes, nosso dia está tão preto e branco quanto o desenho do pintor citado, mas tem sempre um belo texto nos esperando pra encher nosso dia de cor.

Moço, eu gostei demais de teu blog. Agora, ficarei por aqui. Beijos. :*

helena. disse...

Eu, pelo contrário, nunca me cansei de desenhar em preto e branco. As cores sempre estragaram meus desenhos, acho que não sei pintar.hahah

Eu amei esse texto.

Camila Fontenele disse...

É que as vezes sou preto e branco, principalmente em segundas, ou em dias de chuva... Acho que a fotografia me deixa um pouco monocromático também.

Boa semana
Um beijo ;*

brenda matos disse...

Eu tenho um lápis 2B. :)

Você tem intensidade nas palavras. Consegue transformar as mínimas coisas em poesia, Marcelo.

Aposto que teve azul depois e o desenho ficou perfeito.

Beijos

Olga Durães disse...

já experimentou acrescentar cores nesse desenho?

Mari. disse...

Eu gosto de desenhar com lápis de cor. O 2B deixa tudo nublado, e eu não quero que chova nem tão cedo.

=)


*Desaparecido? Me has abandonado? Hehe!

Maria Midlej disse...

tsc.tsc.. zaniolo não escreve mais pra a gente, é isso? rs

Vinícius Remer disse...

nós nunca estamos satisfeitos com o que fazemos, sempre pensamos que podemos fazer melhor. Talvez uma vida preto e branco seja mais colorida que um arco-íris